domingo, 1 de agosto de 2010

Renato França - O Artista

Falar o que de um artista ? Arte é coisa de outras esferas, das coisas além do entendimento humano; somos pequenos e limitados, mas, já que sobrou para alguém a honra de falar de um amigo, artista, capricho é que não falta.

As imagens são muitas, todas elas etéreas, mas, para simplificar, rachamos no meio. O cara e o músico.

O cara é um monte de coração e de emoção revoluta, pronto para se despojar da vida sem o mínimo esforço. Crédulo a ponto de ver na imagem de uma nuvenzinha, lá longe, a esperança de todo um novo mundo, sem fronteiras e sem temores. O cara é, muito. E por tanto, muitas vezes é de difícil compreensão e também de difícil convivência. Um rei enclausurado no alto do seu castelo roxo. Um visionário. E por saber que o mundo precisa tanto de homens com essa visão, sentimos um pesar enorme por ser parte da tal humanidade que, cada vez menos, consegue entender a extensão de seus horizontes, os horizontes da própria raça.

O músico é a continuação do cara, que quando pega um harmônico na veia de um lá menor, transcende, sai do corpo físico e vai dançar nas ondas das marés do universo, sem eira nem beira, nem tempo e nem espaço. Cria a concepção e ri da própria limitação humana. É, por fim, daqueles que tem a convicção profunda que a melhor hora, é a hora de voltar.

Ao cara, agradecemos o privilégio do convívio e desejamos muita força na sua caminhada.

Ao músico, só pedimos que Deus continue iluminando a sua arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário